Parcerias
   
 

 

 

 

 

 

 

inicial estatísticas relatório monografias    

ANEXO IV
Relação das monografias apresentadas e defendidas pelos alunos do Curso de Especialização

Autor da monografia Título da monografia Tema
Ailza Barboza Pinto Uso de Libras na comunicação entre pais ouvintes e seus filhos surdos Relações Familiares-pais ouvintes e filhos surdos/Comunicação
Antônio da Silva Nunes Estudo Preliminar sobre as barreiras existentes na relação dos pais ouvintes com o filho surdo Relações Familiares – pais ouvintes, filhos surdos/Barreiras
Arleide Jandira da Costa Os surdos na Universidade: possibilidades e desafios Inclusão/Surdo/ Universidade
Betânia Maria de Santana O Perfil do Estudante Surdo que trabalha Surdo/Mercado de trabalho trabalhador
Carolina Longman Sinalizo, logo existo Identidade Surda/Libras
Célia Marcelino Pedrosa Considerações sobre a dinâmica de relacionamento entre alunos da EJA e demais alunos de uma escola para surdos no Recife Educação de Surdos/EJA
Cirlene Madalena da Silva Políticas Públicas para Educação de Surdos no Estado de Pernambuco Educação de Surdos/Políticas Públicas
Darlene Seabra de Lira A experiência e opinião dos Estudantes Surdos nas escolas bilíngües e de inclusão Inclusão – opinião estudantes surdos
Eliane Ribeiro da Nóbrega Surdos em Universidades do Recife Surdos Universitários/Problemas e Dificuldades
Geralda Reis da Silva O que leva os surdos a Universidade? Surdos Universitários/Fatores para a entrada
Isis Rosaly da Paixão A Inclusão do alunos Surdo no ensino regular
Inclusão do aluno surdo/ideal e realidade.
Izabel Cristina Miranda de Moura Relações Familiares: possibilidades entre pais e filhos num contexto familiar Relações familiares – pais ouvintes, filhos surdos – situações de comunicação e interação
Jandira Ribeiro Lins A família ouvinte e a escola o processo de aprendizagem do surdo Educação de Surdos/ relações familiares e aprendizagem
Laura Teresa Soares da Silva O olhar do professor ouvinte sobre sua relação com o aluno surdo em três escolas inclusivas do Recife Educação de Surdos/Inclusão/ olhar do professores de salas inclusivas
Liliosa Ramos de Oliveira Alfabetização de Surdos: Estratégias usadas em sala de aula Educação – Alfabetização
Lindilene Maria de Oliveira A inclusão escolar na visão dos estudante surdo Educação de Surdos/Inclusão/ olhar do estudante surdo
Maria Clara Cavalcanti L’Amour Um estudo acerca da inclusão de surdos na escola regular: um olhar na igualdade das diferenças no processo ensino aprendizagem Educação de Surdos/Inclusão/ Perspectivas
Maria Cristiane Barboza Valente Aspetos norteadores da prática docente para viabilização da aprendizagem do aluno surdo na proposta inclusiva Educação de Surdos/Inclusão/Aspectos favoráveis e desfavoráveis
Maria da Conceição Barboza da Silva Educação de Surdos: A inclusão e as Línguas de Comunicação nas salas de aula Educação de Surdos/ Inclusão/Realidade da sala de aula
Maria das Graças de Carvalho Sá Cabral A relação entre a Competência em Libras (L1) e o uso do Português Escrito (L2). Um estudo com surdos Educação de Surdos/ Importância da competência lingüística em Libras(L1) para a aprendizagem do português escrito. (L2)
Maria das Graças de F. Rodrigues Representações sociais atribuídas a Libras: um leitura dos familiares surdos Representações Sociais / Familiares de Surdos/ LIBRAS
Maria de Fátima Ribeiro Ferraz Representação Social da Surdez e do Surdo Representações Sociais / Surdo/Surdez
Maria Jeane da Silva Lima A descoberta da surdez: um momento de ruptura na interação familiar Surdo/Relações Familiares
Maria Lucia Angelim Torres A escola ideal para surdos Educação de Surdos/Escola Ideal/O olhar dos Surdos
Maria Sheila de Souza leite O ensino para surdos na escola inclusiva: é possível estabelecer uma aprendizagem efetiva? Educação de Surdos/Inclusão/Avaliação da Aprendizagem
Mariente Velez de Freitas Relação entre as lembranças relatadas pelas mães/pais diante da confirmação da surdez de seu filho(a) e a aceitação ou não desse filho(a) no ambiente familiar Relações Familiares - pais ouvintes, filhos surdos,/aceitação
Marisa Cristina da Silva A inclusão do Aluno Surdo no Ensino Regular na Perspectiva de Professores de Classe inclusiva Educação de Surdos/Inclusão/ Um olhar crítico
Marta Maria Oliveira de Figueiredo Auto isolamento ou exclusão? As diferentes visões sobre os surdos Educação de Surdos/ Inclusão/ o olhar do professor. Dos pais e do aluno surdo
Mônica Pacheco Identidade e Cultura Surda: Aspectos contemplados nos currículos escolares Educação de Surdos/Identidade e Cultura Surda
Mônica Valença de Almeida Sá Cavalcanti de Albuquerque O papel da família na aquisição da Língua de Sinais Relações familiares/importância da família na aprendizagem de LIBRAS
Nadja de Barros Albuquerque O professor intinerante na perspectiva da educação inclusiva Educação de Surdos/Inclusão/Professor itinerante
Neyla Maria de Amorim Jatobá A Aceitação da Língua de Sinais Língua de Sinais/ Aceitação pelos diferentes agentes sociais
Rafael de Araujo Ferraz O mundo Surdo: Passeata dos Surdos – luta e a comemoração Movimento Surdo/História da Passeata dos Surdos/História dos Surdos
Rejane Maria de Oliveira Nascimento Resistência da família com filho surdo ao aprendizado de Libras Relações Familiares – pais ouvintes. Filhos surdos - Língua de Sinais/Resistência
Renilde Neves Ribeiro O que o professor ouvinte de surdos conhece sobre a LIBRAS Educação de Surdos/ Inclusão/ Conhecimento de Libras do professor ouvinte
Risomar Souza do Nascimento Aspectos educacionais na construção da identidade surda Educação de Surdos/Inclusão/Construção da Identidade Surda
Risonilta Germano Bezerra de Sá. Inclusão: Diferentes olhares no mesmo contexto Educação de Surdos/ Inclusão/ o olhar do professor. Dos pais e do aluno surdo
Sandra Maria Gonçalves Fernandes da Silva Classes bilíngües para alunos surdos em escolas inclusivas – modelo de referência em Pernambuco Educação de Surdos/ Inclusão/Classes Bilíngües, outro modelo para ação
Silvana Fonseca Teles Metodologias na Área da Educação Matemática para Surdos: Revisão da Literatura Educação de Surdos/Inclusão/Educação Matemática
Soraya Fonseca de Albuquerque Uma história, vários atores e algumas memórias Educação de Surdos/Educação Artística em uma escola bilíngüe
Suely Alves de Paiva Os sinais identificadores na Cultura Surda Identidade Surda/Sinais Identificadores
Verônica Paula de Oliveira Correia Análise das competências construídas no ensino de ciências por estudantes surdos Educação de Surdos/ Inclusão/Ensino de Ciências para surdos
Viviane Lima Cassemiro dos Santos A opinião de pais ouvintes e filhos surdos sobre a língua de sinais Relações Familiares – pais ouvintes, filhos surdos/ opinião sobre a Língua de sinais
Wanda de Oliveira Mororó O Uso da Língua de Sinais pelo professor fator determinante na Relação com o aluno surdo Educação de Surdos Inclusão/Importância de Libras na relação Professor Ouvinte e Aluno Surdo
Zuleide Brandão Pinheiro O Surdo Adolescente e a Sexualidade: Alternativas para uma educação Sexual Educação de Surdos/ Importância da Educação Sexual na Escola

voltar

 

 
Praça Professor Barreto Campello, 1238 - Torre - Recife - PE CEP 50710-290 | Tel.(81)34453965//fax:(81)-3227-2052-direitos reservados - © suvag 2011