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Monografias autorizadas pelos alunos do Curso de Especialização


Título: "Os surdos na universidade: possibilidades e desafios"
Tema: "Inclusão / Surdo / Universidade"
Autor:  Arleide Jandira da Costa
Orientador: Profa. Ma. Úrsula Maria de A. Silva Gusmão "* *Texto completo * *"
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Resumo :
Os surdos chegaram às universidades, a inclusão sócio-educacional desta clientela é um direito garantido por Decreto, no entanto este processo ainda tem muito a ser discutido em virtude das instituições estarem despreparadas, e, o processo exigir mudanças. Esta monografia teve como objetivo analisar a vivência acadêmica dos surdos no Ensino Superior em Pernambuco, bem como identificar as dificuldades encontradas pelos surdos e analisar quais as estratégias utilizadas pelas universidades para viabilizar a inclusão do surdo no ensino superior. O estudo foi baseado na pesquisa Figurações Culturais: Surdos na Contemporaneidade realizada pelos estudantes do Curso de Especialização em Educação Especial: Estudos Surdos, realizada com 08 alunos surdos do ensino superior das universidades em Recife e Região Metropolitana. Após análise das respostas, o estudo revelou a preocupação dessa comunidade em garantir o acesso às informações educacionais através de intérpretes, e/ou de recursos metodológicos facilitadores do processo ensino/aprendizagem. Analisando a vivência, as dificuldades e as estratégias das instituições de ensino superior, concluo que o processo de inclusão avançou muito, mas ainda há muito que fazer, para a consolidação do processo de inclusão sócioeducacional.

Título: "Sinalizo, logo existo"
Tema: "Identidade Surda/Libras"
Autor:  Carolina Longman
Orientador: Prof. Dr. Abdias Vilar de Carvalho. "* *Texto completo * *"
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Resumo :
A língua, com toda a sua complexidade, e não o dedo polegar, é o que diferencia os homens dos animais, mas é a multiplicidade de línguas que diferencia os homens de outros homens. A língua é a vida, a expressão, o tesouro mais precioso do homem. É a partir da sua língua que ele se diferencia de si mesmo e dos outros. O presente trabalho, através da pesquisa “Figurações Culturais–surdos na contemporaneidade”, pretende confirmar as nossas hipóteses sobre a importância e a força da língua numa comunidade, não obstante essa língua tenha sido negada, discriminada e proibida de ser sinalizada por vários séculos. Mostrar aos ouvintes que a língua de sinais, para os surdos, consiste na sua própria vida, figurando como a sua primeira identidade, até mais do que sua família biológica, é uma das tarefas mais difíceis de realizar. A história dos surdos, ou, como escreve Sanches, “A Triste História da Surdez”, e Lane, “A Máscara da Benevolência - a comunidade surda amordaçada”, vem demonstrando como essa tarefa não é fácil.Partimos da construção coletiva da pesquisa “Figurações Culturais – surdos na contemporaneidade” (2009) a fim de pontuar as contribuições dos alunos surdos do curso de pós-graduação. Tais contribuições ocorreram durante a elaboração da pesquisa e permitiram construir uma vasta teia de sentimentos, opiniões, posições políticas e históricas, somando-se às entrevistas realizadas com estudantes surdos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da cidade do Recife, sobre a língua de sinais.

Título: "Considerações sobre a dinâmica de relacionamento entre alunos da EJA e demais alunos de uma escola para surdos no Recife"
Tema: "Educação de Surdos/EJA"
Autor: Célia Marcelino Pedrosa
Orientador: Profa. Ma. Zélia Maria Luna Freire da Fonte "* *Texto completo * *"
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Resumo :
Este trabalho teve como objetivo analisar a dinâmica de relacionamento de alunos da EJA e alunos do Ensino Fundamental II de uma escola de surdos. Tomou-se como referência teórico-metodológia a Teoria das Representações de Moscovici (1961). Para tanto, optou-se pela realização de entrevistas, enquanto estratégia metodológica, com alunos, pais e professores, da Escola, buscando compreender as conseqüências das relações estabelecidas entre esses alunos. Como resultado dessa pesquisa identificou-se entre os alunos do Ensino Fundamental II um sentimento de rejeição, discriminação e preconceito com relação aos alunos da EJA, que devem ser combatidos de várias formas para que, a convivência e o aprendizado desses alunos sejam cada vez melhor. Além disso, a análise dos dados apontou para o reconhecimento da necessidade da existência da sala de EJA por parte dos pais e professores.

Título: "Políticas Públicas para Educação de Surdos no Estado de Pernambuco"
Tema: "Educação de Surdos/Políticas Públicas"
Autor:   Cirlene Madalena da Silva
Orientador: Prof. Dr. Abdias Vilar de Carvalho "* *Texto completo * *"
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Resumo :
Com este estudo vamos relatar algumas das conquistas da Comunidade Surda, que aconteceram aqui no Brasil e no estado de Pernambuco nos últimos anos, com a criação de Políticas Públicas exclusivas para surdos, como a criação da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 que reconheceu a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão e o Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, que torna obrigatório para os surdos o ensino de LIBRAS desde a educação infantil. Utilizando os dados da Pesquisa Figurações Culturais: Surdos na Contemporaneidade, vamos estudar questões como à participação dos entrevistados em algum movimento para influenciar as políticas públicas do governo federal e estadual, qual a primeira língua que os estudantes aprenderam, a primeira vez que viram LIBRAS e a idade que eles começaram a usar LIBRAS. Vamos também estudar a opinião dos professores a respeito do que favorece a política educacional de inclusão para os alunos surdos.

Título: "A experiência e opinião dos Estudantes Surdos nas escolas bilíngües e de inclusão"
Tema: "Inclusão – opinião estudantes surdos"
Autor:   Darlene Seabra de Lira
Orientador: Profa. Ma. Liliane Vieira Longman. "* *Texto completo * *"
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Resumo :
A história de educação dos Surdos começou no século XVII com a escola, em Paris, fundada pelo Abade L´Epée. Os Surdos já sinalizavam, nessa época, consistindo no primeiro grupo de surdos que inventou e usou a língua de sinais. Embora nessa escola tenham sido utilizadas as línguas de sinais, não foi uma escola ensinada por professores surdos. No Brasil, o surdo francês Eduard Huet, iniciou a primeira escola de surdos com língua de sinais, no século XIX. Foi fundado o Instituto Nacional de Educação de Surdos- INES, no Rio de Janeiro, e a saída rápida de Eduard Huet fez do instituto uma escola com docentes ouvintes e com várias
metodologias que acompanhavam a moda da educação de surdos. Em Pernambuco, surgiu a primeira escola de surdos no Brasil, formada, majoritariamente, por professores surdos. A proposta era começar com Educação Infantil. Isso ocorreu em 1986, na Associação de Surdos de Pernambuco, no bairro de Beberibe, com os professores surdos e alguns intérpretes. Com poucas exceções, a educação de surdos, no Brasil, foi sempre definida a partir da pedagogia dos ouvintes. O modelo de ensinar tem como prioridade o modelo de aprender dos ouvintes. Hoje, a inclusão dá continuidade à tradição dos ouvintes e tenta mascarar, com intérpretes, um certo respeito pelos surdos. As escolas de inclusão, como vamos mostrar através da pesquisa “Figurações Culturais: surdos na contemporaneidade”, realizada com estudantes surdos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, continuam a não pensar em formas de aprendizagem e de valorização da língua dos sujeitos surdos. A cultura surda e a identidade são valores para desenvolvimento da língua de sinais. Valorizar uma língua é estudá-la profundamente e não colocar intérpretes na sala de aula. A presença de intérprete nas salas dos ouvintes não cria estratégias pedagógicas de ensino para surdos, que são sujeitos visuais com língua gestual e espacial. As escolas de surdos precisam retomar a sua história, para os surdos poderem ter uma educação de qualidade.

Título: "Relações Familiares: possibilidades entre pais e filhos num contexto familiar"
Tema: "Relações familiares – pais ouvintes, filhos surdos – situações de comunicação e interação"
Autor:   Izabel Cristina Miranda de Moura
Orientador: Profa. Ma. Maria Izabel de Melo Monteiro "* *Texto completo * *"
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Resumo :
O objetivo deste estudo foi o de investigar como se constroem e se processam as relações familiares entre os pais ouvintes e seus filhos surdos. Identificando, como ocorrem no ambiente familiar, situações de comunicação e interação. Como estes pais vêm seus filhos e como colaboram para o seu desenvolvimento. O tema surgiu a partir de conversas com alunos surdos, da Classe de Educação de Surdos, a respeito de suas relações com suas famílias. E se consolidou durante o Curso de Especialização em Educação Especial: Estudos Surdos. O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo a primeira o levantamento bibliográfico, que subsidiou o referencial teórico e a segunda parte com a discussão a partir das respostas dos pais ouvintes e estudantes surdos do Ensino Fundamental e Médio, ao questionário aplicado pela Pesquisa: Figurações Culturais- Surdos na Contemporaneidade. Ao final do presente trabalho conclui-se que pais ouvintes podem colaborar no desenvolvimento de seus filhos surdos desde que tenham a possibilidade de compreender a surdez não como deficiência. O que só poderá ocorrer se quando descobrirem a surdez tiverem contato, não apenas com os profissionais da saúde, mas também com outros surdos, Associações e Federações de surdos, assim recebendo as informações necessárias para decidirem o caminho a seguir.

Título: "O surdo e o trabalho: realidade e desafios na busca e garantia do trabalho"
Tema: "Surdos/Mercado de trabalho"
Autor:   Kylzia Andréa Azevedo Pereira
Orientador: Profa. Ma. Maria Izabel de Melo Monteiro "* *Texto completo * *"
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Resumo :
O presente trabalho monográfico pretende refletir sobre questões que envolvem a surdez, o trabalho e a legislação que regulamenta o trabalho da pessoa surda. Para alcançar os objetivos propostos, foi necessário obedecer alguns critérios metodológicos, como: levantamento bibliográfico de obras que envolvem a temática e análise dos dados coletados nos questionários da Pesquisa – Figurações Culturais. Surdos na Contemporaneidade (2009). Desse modo o trabalho foi dividido em três capítulos: 1º surdo: inclusão x exclusão; 2º trabalho e legislação; 3º trabalho e a pessoa surda. Tendo como foco principal, o desenvolvimento de uma visão crítica diante dos problemas reais e o enfrentamento não ingênuo a uma sociedade ilusória (inclusiva x exclusiva). Com isto, se resgatou alguns autores/obras/instrumentos para fundamentar e confrontar algumas medidas inclusivas, como: a Legislação Brasileira, reafirmada em obras escritas, por alguns autores, defendida pela ordem médica e aceita pela sociedade, que tomam como verdade a inverdade da deficiência e incapacidade humana. Incapacidades estas que são asseguradas pela legislação e afirmadas perante laudos médicos. Documentos legais definem o que é normal dentro de um padrão considerado normal para ser um ser humano. Concluímos que, considerar um indivíduo como deficiente é o mesmo que, definir o sujeito como um humano incompleto ou um não humano. E esta cultura do normal x anormal, dificulta a emancipação e a busca pelo trabalho, pois, logicamente os empresários não desenvolvem o interesse na contratação de uma mão de obra defeituosa - anormal – deficiente e não humana. Por esta razão se justifica a não contratação como, por exemplo: falta de qualificação profissional do candidato; despreparo da empresa e dos funcionários para o convívio, dentre outras razões. Contudo, acreditamos que existem outras razões que envolvem a pessoa surda e o trabalho, mas, que não foram aprofundadas neste momento, por ser um trabalho preliminar.

Título: "A inclusão escolar na visão do estudante surdo"
Tema: "Educação de Surdos/Inclusão/ olhar do estudante surdo"
Autor:   Lindilene Maria de Oliveira
Orientador: Profa. Ma. Liliane Vieira Longman. "* *Texto completo * *"
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Resumo :
Os surdos continuam a lutar por uma escola de surdos para surdos e os gestores das políticas públicas, continuam com uma proposta de educação, que não atende as necessidades linguísticas e de cidadania dos surdos. As propostas políticas de inclusão e integração continuam a ver os surdos como sujeitos que precisam ser adaptados ao mundo dos ouvintes. Antes, nas políticas de integração, a ligação dos ouvintes com os surdos significava: os surdos aprenderem a falar o português. Agora nas políticas de inclusão a ligação com os ouvintes é o intérprete de língua de sinais. Na pesquisa que realizamos com estudantes surdos do ensino fundamental II e ensino médio da rede Estadual Pública, os surdos rejeitam o modelo de inclusão e mostram como a sua língua e sua cultura não são estudadas e valorizadas nas escolas de inclusão. Alguns defensores do modelo da inclusão podem terminar de ler essa monografia e dizer que essas escolas não sabem fazer a inclusão, mas não podem mudar a opinião e a experiência dos surdos numa sala que tem intérprete traduzindo cada disciplina com um professor ouvinte. Os surdos não têm direito de ter professores que ensinem na sua língua natural e de ter competência como qualquer outro aluno. Os surdos são colocados em segundo lugar com intérpretes para traduzir o intraduzível: relação professor e aluno e aprendizagem.

Título: "Um estudo acerca da inclusão de surdos na escola regular: um olhar na igualdade das diferenças no processo ensino aprendizagem"
Tema: "Educação de Surdos/Inclusão/ Perspectivas"
Autor:   Maria Clara Cavalcanti L’Amour
Orientador: Prof. Dr. Abdias Vilar de Carvalho "* *Texto completo * *"
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Resumo :
O eixo norteador do presente trabalho monográfico diz respeito a um repensar acerca da educação inclusiva de surdos nas escolas de ensino regular a partir do olhar na igualdade das diferenças no processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens com necessidades de educação especial. O objetivo do trabalho é analisar o processo de inclusão dos alunos surdos levando-se em conta as diferenças entre os procedimentos de integração e inclusão destes alunos, bem como a aplicação prática do ensino de LIBRAS(Língua Brasileira de Sinais) nessas escolas. A pesquisa consistiu em duas etapas: Na primeira foi feito um levantamento bibliográfico a partir de referências sobre o tema. A segunda fez uso de um levantamento quantitativo diante dos resultados obtidos através de estudo coordenado pelo SUVAG, realizado com professores e alunos pós-graduados do curso de Especialização em Educação Especial: Estudos Surdos. Ao término do estudo, fica evidenciado a importância do ensino de Libras para os alunos surdos, principalmente, se os professores tiverem conhecimento e domínio dessa língua, ou seja, que eles sejam especialistas nesse campo de atuação. Restou claro, que o papel do Estado é oportunizar cursos de capacitação, aperfeiçoamento e preparar professores especializados para a prática pedagógica com alunos surdos e outras necessidades de educação especial, melhorando assim, o processo de ensino e aprendizagem. No caso específico de alunos surdos os educadores devem colocar em prática de forma mais efetiva a Libras. É ainda papel do Estado, ampliar o acesso de alunos com necessidades especiais de educação no ensino regular em todas as escolas brasileiras, desde que invista em infra-estrutura física (adequadas para todos os tipos de deficiência) e na capacitação dos profissionais em educação.

Título: "A relação entre a Competência em Libras (L1) e o uso do Português Escrito (L2). Um estudo com surdos"
Tema:"Educação de Surdos/ Importância da competência lingüística em Libras(L1) para a aprendizagem do português escrito(L2)"
Autor:   Maria das Graças de Carvalho Sá Cabral
Orientador: Profa. Dra. Denise Costa Menezes. "* *Texto completo * *"
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Resumo :
Esta monografia tem como objetivo fazer uma descrição sobre a população Surda do Recife que estuda na rede pública do Estado, no Centro SUVAG de Pernambuco e nas Universidades, fazendo uma reflexão sobre a competência lingüística em L1 (LIBRAS) e o uso da escrita em L2 (Português). O estudo é baseado em autores como Piaget, Vigotsky, Chomsky e Hymes por serem autores de referência em aquisição lingüística e autores como Skliar e Sánchez que mudaram a visão de medicalização do Surdo para a visão sociocultural e educacional. As informações foram coletadas através de entrevistas, realizadas com alunos Surdos. Os resultados foram bastante sugestivos que os fatores sociais e culturais, levantados por Vigotsky e Hymes, são cruciais para o desenvolvimento dos Surdos, desde que expostos de maneira maciça à língua de sinais com seus pares. Quanto maior for o tempo de exposição às duas línguas, melhor será o desempenho do aluno Surdo tanto na competência lingüística, quanto no gosto e uso da leitura. A maior variedade e qualidade na exposição às línguas acarretarão melhor competência e desempenho no processo de desenvolvimento. A preocupação com o aprendizado da Libras o mais precocemente possível (como L1) é uma temática constante, pois acredita-se que a problemática , ainda, existente na educação de Surdos se deve ao acesso, tardio, à referida língua. Essa pesquisa serviu para ratificar a importância da Libras para o Surdo o mais precocemente possível, não só para ter acesso ao português escrito, mas principalmente para se fortalecerem como um grupo cultural que poderá ser bastante útil para a humanidade.

Título: "Representações sociais atribuídas a libras: uma leitura dos familiares de surdos"
Tema: "Representações Sociais / Familiares de Surdos/ LIBRAS"
Autor:   Maria das Graças de F. Rodrigues
Orientador: Prof. Dr. Abdias Vilar de Carvalho "* *Texto completo * *"
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Resumo :
trabalho buscou analisar as representações sociais de pais ouvintes, que têm filhos surdos. Procurou apontar conexões e possibilidades de sentidos atribuídos, a partir do entendimento que se tem sobre a surdez e LIBRAS. O enfoque analítico adotado teve suporte de autores, que apontavam ser possível identificar e analisar o processo de construção da realidade, a partir das relações sociais, com fortes inspirações, na teoria formulada por Serge Moscovici, através da Teoria das Representações Sociais. Outros suportes teóricos estão ligados aos Estudos Culturais, que questionam as representações hegemônicas do “normal” e que enfocam a surdez, como diferença política e social, contrapondo - se à concepção de surdez, como deficiência foram acolhidos. A investigação e a análise tiveram subsídios, a partir dos dados e resultados ofertados, pela pesquisa coletiva FIGURAÇÕES CULTURAIS: SURDOS NA CONTEMPORANEIDADE, realizada durante o curso de Especialização em Educação Especial: Estudos Surdos, promovida pela Faculdade Santa Helena e pelo SUVAG em 2008, na qual foram sistematizadas informações, sobre o universo sociocultural de estudantes surdos, pais e professores. Optamos, neste estudo especifico, por fazer uma análise a partir da visão dos pais e mães, da Escola Governador Barbosa Lima. Tendo como resultado, a constatação da predominância do padrão, onde a LIBRAS apresenta na vida destes pais e mães, uma perspectiva de menor valor, e de algo a ser utilizado, quando muito, nos espaços escolares.

Título: "Representação Social da Surdez e do Surdo"
Tema: "Representações Sociais / Surdo/Surdez"
Autor:   Maria de Fátima Ribeiro Ferraz
Orientador: Profa. Ma. Zélia Maria Luna Freire da Fonte "* *Texto completo * *"
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Resumo :
Este estudo de natureza qualitativa enfoca as Representações Sociais da Surdez do ponto de vista dos pais ouvintes, com filhos surdos, por compreender que os primeiros exercem papéis fundamentais na sociedade, e são agentes de produção e reprodução de significados, que transformam e ou legitimam opiniões estabelecidas nas relações que permeiam o mundo e o imaginário individual. A questão da Representação Social da Surdez é categoria central da pesquisa, porque fornece elementos que permitem uma relação dialética entre o individuo e o mundo numa via de mão dupla onde se constroem o indivíduo e o mundo como objeto social. Por este motivo, o uso da Teoria das Representações Sociais configurou-se como suporte teórico metodológico para compreender os significados e as representações que os sujeitos fazem a respeito dos outros. Usamos como metodologia questionários aplicados aos pais, em uma escola estadual, situada em Recife. A pesquisa foi desenvolvida por duplas que se revezavam entre entrevistador e observador, para colher aspectos emocionais durante as entrevistas. De posse dos dados, realizamos análise dos itens e tecemos considerações por blocos de respostas. O objetivo dessa pesquisa foi compreender como se constroem as representações sociais das famílias ouvintes com filhos surdos e como isto repercute na formação e construção de sua identidade em uma sociedade ouvinte. Entre os resultados obtidos, destacamos a ambiguidade na representação da surdez, pois falta entendimento do surdo como sujeito político. Visualizamos a necessidade de despertar consciência política e social, a respeito dos outros, para construirmos relações pautadas em valores sociais onde se respeite a alteridade do outro.

Título: "A descoberta da surdez: um momento de ruptura na interação familiar"
Tema: "Surdo / Relações Familiares"
Autor:   Maria Jeane da Silva Lima
Orientador: Prof. Dr. Abdias Vilar de Carvalho "* *Texto completo * *"
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Resumo :
Conhecer e discutir os impactos causados pela surdez no cotidiano familiar, a partir da ótica de pais ouvintes foi o objetivo desta pesquisa. Para construção do corpus, tomou-se como base os dados fornecidos pela pesquisa, “Figurações Culturais: Surdos na Contemporaneidade.” A metodologia utilizada pontuou aspectos quantitativos e qualitativos, sendo o questionário, a principal ferramenta de coleta de dados. Os resultados encontrados confirmam a hipótese de que o impacto causado pela identificação da surdez representa um momento de ruptura na interação familiar, sendo as experiências construídas ao longo do tempo, o elemento chave responsável pela amenização das feridas. As possibilidades de um novo direcionamento surgem baseadas na necessidade de uma reorganização das emoções, cuja mobilização de expectativas e mudança de valores, poderá contribuir para a assimilação de novos conceitos experimentados dentro e fora do ambiente familiar.

Título: "A inclusão do aluno surdo no ensino regular na perspectiva de professores de classes inclusivas"
Tema: "Educação de Surdos/Inclusão/ Um olhar crítico"
Autor:   Marisa Cristina da Silva
Orientador: Profa. Ma. Maria Tereza Barreto Campello "* *Texto completo * *"
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Resumo :
Com o objetivo de debater a problemática que envolve a inclusão do aluno surdo no ensino regular, esse estudo se propõe a analisar aspectos envolvidos em tal problemática a partir da visão de um grupo de professores. Para tanto, foi aplicado questionário junto a 21 professores que possuem em suas salas de aula alunos surdos incluídos, inseridos na Rede Pública do Ensino Fundamental e Médio do Estado de Pernambuco. Cabe ressaltar que no discurso dos professores que experienciam a inclusão, esse modelo escolar favorece a integração do surdo com os ouvintes, no entanto, a falta de interação do surdo com colegas e professores foi citada muitas vezes como exemplo de discriminação e preconceito presentes na escola. Ao mesmo tempo em que os professores afirmam que a integração do surdo com ouvintes é o maior benefício da inclusão, deixam evidente que esta integração não acontece realmente, quando destacam a falta de interação do surdo com ouvintes, as dificuldades na comunicação, e a presença de preconceito e discriminação. A análise dos dados evidencia a falta de qualidade da escola inclusiva, que não privilegia a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual e cultural do surdo, uma vez que este é obrigado a conviver apenas com a cultura do ouvinte, assim como a falta de preparo e de conhecimento da comunidade escolar em relação ao surdo e sua primeira língua, a LIBRAS. Conclui-se que a inclusão de surdos no ensino regular além de não favorecer efetivamente na aprendizagem desses alunos, tem contribuído para que a exclusão aconteça principalmente dentro da escola.

Título: "Auto isolamento ou exclusão? As diferentes visões sobre os surdos"
Tema: "Educação de Surdos/ Inclusão/ o olhar do professor. Dos pais e do aluno surdo"
Autor:   Marta Maria Oliveira de Figueiredo
Orientador: Profa. Ma. Maria Izabel de Melo Monteiro "* *Texto completo * *"
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Resumo:
A comunicação é um elemento de extrema importância para os indivíduos; nesse contexto observam-se pessoas surdas que necessitam comunicar-se. A história apresenta inúmeras dificuldades, sofrimentos e lutas vividas pelos surdos, na construção de uma identidade enquanto sujeito diferente dos demais, possuidor de uma língua própria, a língua de sinais - Libras. Ser surdo é pertencer ao mundo de experiência visual e não auditiva, é pertencer à outra cultura. Através da forma própria de comunicação os surdos passaram a reivindicar seus direitos, como sujeitos, como cidadãos, dentre esses está, a sua língua ser utilizada na sua educação. Isso os tornou visíveis e mais conscientes de si mesmo, bem como de seu importante papel na sociedade o que representa o nível de identidade e cultura do surdo. Seu pensamento sobre si, ou seja, se é respeitado na sua diferença, o que as pessoas pensam dele e como agem com relação a ele. A existência de uma língua comum exerce, sem dúvida, uma função comunicativa que facilita a interação dentro do grupo e deles com os pais, amigos, professores e outros. O presente trabalho se propõe a refletir sobre as diferentes visões sociais e a respeito do “ser surdo”. Enfoca a educação dos surdos através da história, discutem questões pertinentes a Língua de Sinais e Cultura, os aspectos relativos à inclusão e exclusão numa visão esclarecedora de como se dá a socialização do surdo no mundo ouvinte, desconhecedor da (LIBRAS) linguagem dos surdos, de sua cultura e identidade e por fim apresenta a análise de dados da pesquisa Figurações Sociais – Surdos na Contemporaneidade, a partir da visão de pais, professores e sujeitos surdos sobre aspectos de socialização.

Título: "Identidade e Cultura Surda: Aspectos contemplados nos currículos escolares"
Tema: "Educação de Surdos/Identidade e Cultura Surda"
Autor:   Mônica Pacheco
Orientador: Profa.Ma. Úrsula Maria de A. Silva Gusmão. "* *Texto completo * *"
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Resumo :
O presente trabalho apresenta resultados da análise da pesquisa intitulada Figurações culturais ?? surdos na contemporaneidade, visando aos aspectos dos currículos, em relação à cultura e identidade surdas. Essa análise buscou trazer algumas reflexões para o currículo escolar dos surdos, ajudando profissionais que estão nesse contato educacional, a conhecer e entender a importância dessa identidade e cultura para o desenvolvimento dos surdos seja ela pessoal ou pedagógica. A fundamentação teórica foi baseada no campo de estudos chamado Estudos Surdos e em estudiosos do currículo surdo e da cultura e identidade surdas. O objetivo principal do estudo foi observar se o currículo nas escolas tem contemplado os aspectos de identidade e cultura surdas, bem como o surdo se vê em relação a essa identidade e cultura. A análise mostrou o quanto as escolas ainda não investem num currículo próprio para os surdos, não se utilizando de seus artefatos culturais para valorizar e propiciar a identidade e cultura surdas. Dessa maneira, permanecem num jogo de estagnação, no qual os surdos continuam vinculados à um currículo ouvintista.

Título: "o papel da família na aquisição da língua de sinais"
Tema: "Relações familiares/importância da família na aprendizagem de LIBRAS"
Autor:   Mônica Valença de A. Sá C. de Albuquerque
Orientador: Profa. Dra. Denise Costa Menezes. "* *Texto completo * *"
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Resumo :
Este trabalho consiste em demonstrar o papel primordial da família para que as crianças surdas possam iniciar o seu processo de aprendizado da língua de sinais o mais precocemente possível, visando a diminuição nos danos ocasionados pela ausência da linguagem. O estudo utilizou dados de entrevistas com os pais de alunos surdos do Ensino Fundamental II e da educação infantil de uma escola estadual de Pernambuco. Nas respostas dos entrevistados podemos observar que as famílias ainda têm dificuldade em identificar a surdez como uma diferença e não como uma deficiência, o que faz com que o contato com a Libras seja retardado. Uma análise comparativa mostra uma diminuição no período de tempo para o inicio da aquisição da língua da sinais, o que demonstra uma mudança pequena mais significativa e importante para os surdos.

Título: "O professor intinerante na perspectiva da educação inclusiva"
Tema: "Educação de Surdos/Inclusão/Professor itinerante"
Autor:   Nadja de Barros Albuquerque
Orientador: Profa. Ma. Maria Tereza Barreto Campello. "* *Texto completo * *"
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Resumo :
Atualmente, o grande desafio da educação brasileira, principalmente a especial, é oferecer uma educação de qualidade que atenda a todos os alunos, que reconheça e respeite as diferenças, sem nenhum tipo de discriminação. Enfim, uma educação realmente inclusiva que valorize o aluno como indivíduo capaz. Para que isso aconteça, efetivamente, se faz necessário a participação de diversos personagens, dentre eles o professor itinerante. Assim, o presente trabalho constitui um estudo a respeito da atuação desse profissional na perspectiva educacional inclusiva e seu papel no Atendimento Educacional Especializado.

Título: "O mundo Surdo: Passeata dos Surdos – luta e a comemoração"
Tema: "Movimento Surdo/História da Passeata dos Surdos/História dos Surdos"
Autor:   Rafael de Araujo Ferraz
Orientador: Profa. Ma. Liliane Vieira Longman. "* *Texto completo * *"
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Resumo :
Esta pesquisa é um documento vivo do movimento Surdo, em especial sobre as passeatas do Dia Nacional dos Surdos em Recife. Mostra e denuncia as diferentes lutas dos sujeitos Surdos através da língua de sinais e da sua cultura, ou seja, lutas cidadãs pelo reconhecimento da diferença, por uma educação Surda e pela acessibilidade Surda. A partir da história dos Surdos podemos refletir sobre como a sociedade constrói desigualdade e não escuta os movimentos minoritários. A passeata é um espaço político de luta que os Surdos utilizam para divulgar sua existência, autonomia, coragem e, mais ainda, o orgulho Surdo. É importante a reflexão sobre o sentimento, conhecimento e aprendizado dos Surdos que lutam pelo desenvolvimento e construção da cultura Surda, da identidade Surda e da língua de sinais.

Título: "Resistência da família com filho surdo ao aprendizado de Libras"
Tema: "Relações Familiares – pais ouvintes. Filhos surdos - Língua de Sinais/Resistência"
Autor:   Rejane Maria de Oliveira Nascimento
Orientador: Profa. Ma. Maria Izabel de Melo Monteiro **" Texto completo " **
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Resumo :
O Este trabalho é fundamentado na pesquisa Figurações Culturais – Surdos na Contemporaneidade construída coletivamente por estudantes e professores do curso de Especialização em Educação Especial: Estudos Surdos, e enriquecido pela experiência da autora, professora de Surdo há dezenove anos, sendo um aprofundamento de um artigo escrito em 2006 e publicado em 2009 intitulado: “A resistência das famílias de surdos em aprender a Libras” (Nascimento e Marinho). É constituído de três capítulos: o primeiro discorre sobre família, conceituação e histórico, e família com filho Surdo. A família é o primeiro grupo social com o qual a criança convive. Cerca de noventa e cinco por cento dos Surdos são filhos de pais ouvintes e esse fato os faz sentirem-se um estrangeiro dentro da sua própria família. No segundo capítulo aborda-se a Língua de Sinais e seu histórico, e comunidades de Surdos. Mostram-se os diferentes caminhos percorridos ao longo da história, apontando novas possibilidades, dando destaque especial à necessidade de compreender a cultura e a comunidade Surda. No terceiro capítulo a ênfase é dada a pesquisa acima citada. Esta coleta de dados demonstrou a realidade educacional, social, política, cultural e econômica dos Surdos de Pernambuco. Para cada grupo populacional investigado foi elaborado um questionário incluindo perguntas sobre surdez, Libras e os dados de identificação dos entrevistados. Foram selecionadas respostas dos estudantes Surdos e de seus pais, cujos resultados foram apresentados através de gráficos. Finalizou-se com algumas reflexões sobre a prática profissional diária da autora e o relato com dados de uma estudante surda.

Título:"Aspectos educacionais na construção da identidade surda "
Tema: "Educação de Surdos/Inclusão/Construção da Identidade Surda"
Autor:   Risomar Souza do Nascimento
Orientador: Profa. Dra. Denise Costa Menezes "* *Texto completo * *"
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Resumo :
Este trabalho pretendeu analisar a relação entre aspectos educacionais e a construção da identidade surda. Quando comparadas às políticas de inclusão com as práticas educacionais vivenciadas no dia-a-dia, vem à tona fatores que por um lado contribuem para a formação da identidade surda, mas que podem também ser desfavoráveis. Através de entrevistas feitas com professores que lidam com alunos surdos inclusos, foram obtidos dados relevantes sobre o assunto, que quando comparados, analisados e discutidos, mostram as evidências anteriormente observadas nas teorias de alguns importantes autores dentro desta área. Os resultados mostram que a falta de reconhecimento cultural, lingüístico e identitários do aluno surdo incluso estão presentes no dia a dia escolar, desfavorecendo a construção da identidade surda.

Título: "Inclusão: diferentes olhares num mesmo contexto"
Tema: "Educação de Surdos/ Inclusão/ o olhar do professor. Dos pais e do aluno surdo"
Autor:   Risonilta Germano Bezerra de Sá
Orientador: Profa. Ma. Maria Tereza Barreto Campello "* *Texto completo * *"
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Resumo :
O nosso estudo se junta às diversas vozes, como mais uma colaboração na discussão sobre a temática da inclusão dos Surdos no Sistema Educacional Regular. A nossa preocupação foi a de situar os estudantes Surdos que possui a sua própria cultura, identidade e língua num contexto escolar hostil, uma vez que a educação regular está organizada na cultura dos ouvintes, existe historicamente uma discriminação não só aos Surdos, mas todos aqueles que não se enquadram num padrão ditado pela cultura dominante. Para então podermos contextualizar esse ambiente de inclusão educacional para os Surdos desenvolvemos o nosso estudo buscando entendê-lo nas diferentes áreas de estudos que se ligam em rede formando um conhecimento sistêmico e não fragmentado, nos permitindo ter um olhar mais aguçado sobre o que pode se transformar a inclusão educacional dos Surdos. Acreditamos que levantamos em nosso estudo vários questionamentos referente à inclusão educacional de Surdos, com isso defendemos que esta ação deve ser melhor discutida e outras vozes também devem aparecer nesse debate que não seja só a de defesa da inclusão.

Título: "Classes bilíngües para alunos surdos em escolas inclusivas – modelo de referência em Pernambuco."
Tema: "Educação de Surdos/ Inclusão/Classes Bilíngües, outro modelo para ação."
Autor:   Sandra Maria Gonçalves Fernandes da Silva.
Orientador: Profa. Ma. Maria Tereza Barreto Campello "* *Texto completo * *"
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Resumo :
A educação de Surdos no Brasil vem ao longo do tempo lentamente sofrendo algumas transformações.
Atualmente estamos vivendo a implantação da inclusão de forma irrestrita no nosso país. Essa pesquisa tem como objetivo delinear três modelos contemporâneos de educação para surdos com a finalidade de defendermos uma proposta diferente das políticas públicas. Os resultados obtidos foram adquiridos dados da pesquisa Figurações Culturais: Surdos na Contemporaneidade. Após a seleção de dez questões dos questionários aplicados para estudantes surdos, pais ouvintes de alunos surdos e professores de alunos surdos de várias instituições. Os modelos que mais se destacaram foram de escolas com professores bilíngues principalmente o modelo da escola estadual com classes seriadas bilíngues.

Título: "Metodologias na Área da Educação Matemática para Surdos: Revisão da Literatura"
Tema: "Educação de Surdos/Inclusão/Educação Matemática"
Autor:   Silvana Fonseca Teles
Orientador: Profa. Ma. Úrsula Maria de A. Silva Gusmão "* *Texto completo * *"
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Resumo :
Este trabalho é um estudo bibliográfico cujo foco foi a educação matemática para surdos nestes últimos cinco anos no Brasil, tendo como meta principal, verificar quais metodologias estão sendo aplicadas nesta área de ensino. Esta catalogação foi realizada nas bibliotecas virtuais e revistas na área de Educação e Pedagogia. Foram realizadas análises de dados relativos à caracterização dos artigos com relação ao título, ano, instituição, autor, objetivos do estudo, escolarização da população estudada, conteúdos matemáticos, recursos utilizados, vantagens no uso dos recursos, dificuldades no ensino da matemática, métodos e estratégias utilizadas nas pesquisas e, por fim, métodos e estratégias utilizados no ensino-aprendizagem da matemática para surdos. Nesse estudo foram identificadas questões relativas à identidade surda e a importância das LIBRAS no ensino da Matemática. Com relação aos procedimentos metodológicos, os recursos visuais associados a jogos, uso do computador, material concreto e a literatura infantil foram apontados como um caminho viável no ensino ao surdo. Recomenda-se que mais pesquisas sejam realizadas para validarmos, de fato, uma proposta metodológica no ensino aprendizagem da Matemática para surdos.

Título: "Uma história, vários atores e algumas memórias."
Tema: "Educação de Surdos/Educação Artística em uma escola bilíngüe"
Autor:   Soraya Fonseca de Albuquerque
Orientador: Prof. Dr. Abdias Vilar de Carvalho "* *Texto completo * *"
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Resumo :
Esta monografia é escrita na forma de uma peça teatral e faz reflexões sobre as relações de diálogo desenvolvidas socialmente a partir de uma experiência vivida dentro do Centro Suvag de Pernambuco por ocasião da circulação da peça A Pedra do Reino no período de quatro anos. As reflexões trazidas por esta experiência foram compreendidas aos olhos teóricos das intervenções psicossociais e vislumbram reconstruir uma memória e buscar novos espaços de diálogo.

Título: "Os sinais identificadores na cultura surda."
Tema: "Identidade Surda/Sinais Identificadores"
Autor:   Suely Alves de Paiva
Orientador: Prof. Dr. Abdias Vilar de Carvalho "* *Texto completo * *"
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Resumo :
Com o objetivo de conhecer o sinal identificador na Cultura Surda procedemos a uma análise das entrevistas com pais de alunos surdos de quatro Escolas da Rede Estadual e do Centro SUVAG de Pernambuco. Estas entrevistas compuseram a Pesquisa Figurações Culturais: surdos na contemporaneidade, realizada na cidade do Recife em 2008. Além desses dados, consultamos uma bibliografia mais ampla, que nos forneceu subsídios teóricos. Esta monografia está formada pelos seguintes capítulos: História da Língua de Sinais e os Sinais Identificadores; Breve Histórico Sobre o Nome Civil no Brasil; A Relação Existente entre a Educação Formal e a Cultura Surda. É importante, desde já, frisar que há diferenças entre Sinais Identificadores e o Sinal Identificação. Este é usado para classificar e identificar as pessoas, ou seja, ele é tão importante como o nome civil para a sociedade ouvintista. Os sinais Identificadores são mais amplos, classificam objetos e tudo o que faz parte da sua vida. No capítulo sobre a Língua de Sinais e os sinais Identificadores apresentamos um histórico das lutas dos Surdos em busca de seus direitos como comunidade, que tem cultura, identidade, língua e história próprias.

Título: "A opinião de pais ouvintes e filhos surdos sobre a língua de sinais."
Tema: "Relações Familiares – pais ouvintes, filhos surdos/ opinião sobre a Língua de sinais"
Autor:   Viviane Lima Cassemiro dos Santos
Orientador: Profa. Ma. Liliane Vieira Longman. "* *Texto completo * *"
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Resumo :
O presente estudo teve como objetivo avaliar a condição da opinião de pais ouvintes com filhos Surdos e de Surdos filhos de pais ouvintes diante da utilização e valorização da Língua de Sinais, bem como da importância da comunicação entre eles. As famílias de uma forma geral, serve para cuidar da saúde, do bem-estar e dar proteção aos filhos.Pais ouvintes, com os filhos surdos, demoram a compreender a importância em aprender uma outra língua, a Libras. O estudo mostra a dificuldade da aceitação da surdez para os pais ouvintes, bem como no reconhecimento do filho quando eles dominam a Língua de Sinais.

Título: "O surdo adolescente e a sexualidade: alternativas para uma educação sexual."
Tema: "Educação de Surdos/ Importância da Educação Sexual na Escola."
Autor:   Zuleide Brandão Pinheiro
Orientador: Profa. Ma. Maria Izabel de Melo Monteiro "**Texto completo**"
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Resumo :
O presente trabalho fundamenta-se em considerações teóricas a respeito da sexualidade do adolescente e de dados da pesquisa: Figurações Culturais-Surdos na Contemporaneidade, aprovada no comitê de Ética da UFPE, registro: CEP/CC5/UFPE: nº 319108 e procura apresentar alternativas para uma orientação sexual do Surdo adolescente. Através do contato constante com Surdos adolescentes, constata-se um questionamento preocupante: como os adolescentes Surdos são orientados nas questões relativas à sexualidade? O referencial teórico deste estudo pautou-se na tese de pesquisa-ação de Bento (2005), nos teóricos: Freud (1969), Roza (1984), Hall & Lindzey (1973) e Baker (1980), além da leitura de diversos outros pesquisadores como: Fernandes (1993), Cano e Ferriani (2000). No Parâmetro Curricular Nacional de Educação (orientação sexual-1998). A pesquisa Figurações Culturais-Surdos na Contemporaneidade foi realizada pelos alunos da Especialização em Educação Especial: Estudos Surdos, sob orientação do SUVAG/ Faculdade Santa Helena, com o apoio da Secretaria de Educação de Pernambuco. Foram investigados e analisados os meios e recursos que os Surdos utilizam para obterem informações sobre sexualidade, o conhecimento deles sobre tal assunto, as dúvidas e tabus que encontram. Acreditava-se que o Surdo não era bem orientado nas questões sobre sexualidade, tanto na família quanto na escola, sendo identificada como uma das maiores dificuldades a comunicação. O uso da Libras (Língua Brasileira de Sinais) é a forma de comunicação dos Surdos e muitos perdem informações importantes pela falta da mesma. Tem-se a intenção de ampliar as possibilidades desses jovens buscarem formas de informação sobre sexualidade, visando o desenvolvimento da autonomia, escolha responsável e cidadã relativa à vida sexual, gravidez na adolescência, negociação do sexo seguro e prevenção das DSTS/AIDS. De acordo com os estudos bibliográficos e os resultados da pesquisa, sugerem-se orientações e ferramentas de pesquisa como: livros, revistas, filmes, dicionário em Libras e sites na Internet para que os jovens surdos sejam instruídos e aguçado o interesse pela informação sobre sexualidade.
 
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